Desafios da Juventude

“Ninguém despreze a tua mocidade.” 1ª Timóteo 4.12a

Escrevendo ao seu discípulo Timóteo, o apóstolo Paulo lembra que ele não deveria permitir que sua capacidade fosse julgada ou diminuída pelo simples fato dele ser jovem. A juventude, em si, não deve ser considerada como problema ou limitação – há jovens maduros e há jovens imaturos assim como há também pessoas adultas que deveriam ser maduras e não são! E embora muitos jovens demonstrem que ainda não estão prontos para assumir responsabilidades, há muitos outros que desde muito novos são responsáveis e seguros de si.

Mas, mais importante que tudo isso, é o que o jovem é capaz de ser. Na mesma recomendação do apóstolo Paulo ele diz: “Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” Ou, em outras palavras: Timóteo deveria ser exemplo! Exemplo de domínio da Palavra, no modo de agir e se comportar, na prática do amor, no exercício da fé e na pureza de vida.

Esse é o desafio que os jovens crentes precisam vencer! O desafio de ser fiel e aprovado pelo Senhor que os resgatou da morte e da perdição.

Que você seja assim, provado e aprovado, sem ter do quê se envergonhar!

Do seu pastor e amigo
Gilton Medeiros