Discípulos são ensináveis!

“O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.” Filipenses 4.9

Uma das mais importantes qualidades de um discípulo de Jesus é ser ensinável. Embora pouco usada, esta palavra é muito significativa e precisa ser bem compreendida. Uma pessoa ensinável é aquela que está aberta, disposta e interessada em aprender.

Discípulos ensináveis são pessoas que compreendem que são “vasos nas mãos do oleiro”, que precisam buscar a cada dia “o aperfeiçoamento dos santos” e que, como o apóstolo Paulo, precisam lutar, diariamente, para vencer as tentações e as paixões carnais – como nos mostra com toda a franqueza em Romanos 7.7-25.

Por outro, justamente porque são sabedores de suas limitações e dificuldades, os discípulos ensináveis são misericordiosos, praticam a compaixão e são solidários – afinal, aqui vivemos e enfrentamos o mesmo inimigo, aquele que nos rodeia, como uma fera, pronta para destruir a “quem ele possa tragar” (1ª Pedro 5.8).

Um maravilhoso exemplo de discípulo ensinável foi Simão Pedro. Homem de opinião, de coragem, resoluto e atirado, capaz de atos heroicos e, ao mesmo tempo, de ações covardes, “chorou amargamente” (Lucas 22.62) quando se arrependeu de seu terrível erro.

Você é ensinável? Está disposto a aprender? Que este seja o seu propósito e que, para tanto, o Senhor lhe abençoe a cada passo na caminhada do crescimento cristão!

Do seu pastor e amigo
Gilton Medeiros